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Assuntos Corporativos o campeão da torcida

Essa semana começou com o Cruzeiro se sagrando campeão do campeonato brasileiro de futebol. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição mais consistente foi a que levou o título. Esse feito aconteceu também, há alguns anos atrás, quando o São Paulo venceu, por vários anos seguidos.

A pauta aqui não é sobre esporte, mas sobre cultura. E por estar tão enraizada na cultura do brasileiro optamos em utilizar o tema para levantar a reflexão. No mundo corporativo a métrica é exatamente a mesma do futebol.

As empresas mais consistente são aquelas que obtém os melhores resultados e esse não é um assunto que possa ficar fora da pauta.

ASSUNTOS CORPORATIVOS O MAESTRO DA TORCIDA

A área de assuntos corporativos trabalha todos os dias para manter a “torcida” informada sobre as ações da empresa. Ser consistente nessa área é fundamental para o sucesso de imagem positiva da empresa.

Certa vez, um diretor falou para o inexperiente executivo de contas: “Não basta fazer, é preciso mostrar o que foi feito”. Essa métrica pode também ser aplicada quando o tema é assuntos corporativos. Eles tem a função crucial de comunicar todo o trabalho da empresa para a linha de frente: funcionários a investidores, jornalistas, candidatos a vagas de emprego, ONGs, parceiros, clientes e consumidores.

O resultado positivo para a imagem da empresa está diretamente relacionado a atitude positiva da área de assuntos corporativos. Ela em seu propósito maior trabalha todos os dias para defender a reputação da empresa e compartilhar informações sobre ações, produtos, metas e valores.

CULTURA DA VERDADE

Em uma geração de stakeholders mega conectados, cabe à empresa ser verdadeira. A área de assuntos corporativos luta todos os dias para comunicar as ações da empresa. E convenhamos, que quanto mais positivo for, melhor.

A sociedade não aceita mais empresas de fachada. É recente as discussões nas redes sociais a respeito de marcas que contam a sua história, mas elas são apenas estórias. E alguns mais ousados diriam… para boi dormir.

Dizem que os captadores de recursos para a Lei Rouanet estão para assuntos corporativos, assim como, os olheiros dos clubes estão para encontrar novos talentos nas categorias de base.

CAPTADOR DE RECURSOS PARA LEI ROUANET

Há inúmeras empresas que atuam com a Lei Rouanet. Algumas delas, trabalham os projetos de forma estratégica. Ser estratégico na utilização de recursos destinados para Lei Rouanet significa em primeiro lugar ter projetos consistentes.

Trabalhar com cultura, projetos incentivados e marketing cultural é uma oportunidade para que assuntos corporativos tenha um conteúdo relevante e verdadeiro para comunicar sobre a empresa.

Projetos incentivados trabalhado de forma estratégica auxiliam na comunicação e relacionamento com toda a torcida: funcionários a investidores, jornalistas, candidatos a vagas de emprego, ONGs, parceiros, clientes e consumidores.

Para ser campeão é fundamental que assuntos corporativos seja estratégico ao jogar o jogo.

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