Lei Rouanet dá medo

lei-rouanet-e-o-medo

A palavra medo está no consciente coletivo desde os primeiros anos de vida. Trata-se do receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado fisicamente ou psicologicamente.

Esse sentimento no mundo corporativo também se torna verdade, na medida em que, os colaboradores deixam de tomar iniciativa, inovar e identificar novas oportunidades por se sentirem ameaçados.

Planejamento estratégico é baseado, principalmente, em analisar cenários. Muitas empresas acabam realizando o planejamento do próximo ano de modo automático. Apenas, reproduzindo e adaptando aquilo que se faz ao longo dos anos.

O medo em essência paralisa e impede o crescimento.

Quando o assunto é projetos incentivados através da Lei Rouanet, classificamos os cinco perfis de medo que fazem as empresas perderem boas oportunidades:

VISÃO DE CARIDADE

Há uma visão de filantropia e doação quando o assunto é projetos culturais. A maioria das empresas investe para ajudar a instituição X ou Y, com medo, ou até mesmo sem a visão estratégica de que um projeto cultural tem alto potencial de retorno para imagem da compania.

FALTA DE CONHECIMENTO

São raros os responsáveis internos que entendem as necessidades da empresa como um todo. Cada um trabalha o seu recurso de forma específica sem a visão do todo. É comum o medo de compartilhar de maneira aberta as suas estratégias com outros departamentos.

MEDO FISCAL

Há um excesso de preocupação, geralmente pela área fiscal e contábil. O medo é de ser percebido pelo governo.

BUDGET REDUZIDO

A maioria das empresas tem medo de investir em projetos culturais por acreditar que isso exige um budget milionário. Poucos sabem que há a possibilidade de fazer projetos customizados com um investimento baixo.

GESTÃO INTERNA

Muitas vezes a política da empresa não facilita o acesso. O excesso de processos burocráticos acabam restringindo o acesso ao benefício.

Ao longo dos seus 25 anos, a Mind Estratégias já encontrou os mais diversos cenários dentro das empresas. O importante é que cada gestor se desprenda do medo e esteja aberto as inúmeras oportunidades que projetos culturais incentivados – Lei Rouanet – permitem à empresa.

Fale com um dos nossos consultores. Eles irão ajudar você a vencer os medos enraizados na sua empresa.

Open your mind!

 

Categorias: Incentive

Tags

Escreva seu comentário