RAZÕES PARA INVESTIR EM CULTURA

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Há inúmeras razões para investir em cultura. Em um sentido mais amplo todos, invariavelmente, passaram por algum investimento em cultura: seja ela superficial ou profunda. A sociedade é formada através de processos culturais. Da escola à ópera, você é reflexo da sua cultura.

 

CULTURA E CONSTRUÇÃO DE MARCA

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Quando o assunto é investir em cultura, o budget deve ser intenso por parte das empresas, acompanhando a evolução do mercado em relação a construção de marcas fortes.

A propaganda começou como principal ferramenta para a divulgação/propagação das marcas. Assim, o discurso na propaganda era somente falar de atributos dos produtos em um discurso funcional.

A propaganda e a publicidade evoluíram. Passaram a oferecer um discurso cada vez mais emocional. Ela passou a contar histórias de um mundo “perfeito” onde a marca está inserida. Assim, cria-se um desejo por fazer parte daquele universo ao qual se divulga através da publicidade.

 

MARCA NÃO É SÓ PROPAGANDA

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A começar pelo “Meu Mundo Marlboro” que ao longo dos anos apresentou uma realidade sombria não divulgada pela publicidade. Hoje, os tempos são outros. As marcas se comunicam com uma geração pós-moderna e ela não aceita os discursos impostos pelas marcas. Aquele ideal de mundo propagado pelas empresas já não é tão influenciador como antigamente.

Com a evolução das mídias e a multiplicação delas passou-se a ter um caminho diversificado para se percorrer em uma comunicação corporativa. Não basta estar nos canais de massa divulgando o seu produto. É preciso estar na vida do consumidor.

Com essa evolução a busca deixou a divulgação dos produtos. O caminho que todas as marcas buscam é como engajar o consumidor. A palavra forte do momento é engajamento e nessa nova realidade as antigas fórmulas já não resolvem mais.

 

EXPERIÊNCIA DE VIDA E A CULTURA

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Nos últimos dias o Rock in Rio completou 30 anos. A julgar pelo maior festival de música do mundo, percebe-se a preocupação das marcas em participar da vida do seu target. A relação de investimento deixa de ser custo por impacto. E passa a ser custo por experiência.

O consumidor que vivencia uma experiência inesquecível de sua vida apoiada por uma marca tem alto potencial de virar embaixador da marca. Percebe-se o grande investimento que as marcas estão realizando em ativações incríveis para criar momentos impactantes em seu consumidor.

A experiência de marca em um grande festival como o Rock in Rio, trata-se de marcas que encontraram em um grande projeto cultural a oportunidade de se aproximar do consumidor, rompendo a barreira da tela, seja ela a televisão ou o smartphone.

A julgar pelos milhões investidos por marcas como Itaú, Ipiranga, VW, Pepsi, Oi e Heineken. É fundamental que as marcas, sejam grandes ou pequenas, percebam a importância estratégica que é investir em projetos culturais.

Categorias: Estratégia Incentive Mundo Mind

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