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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ANO DE CRISE

O ano mal começou e ler os jornais, em especial as notícias de economia, dá a impressão que caos está instalado. Ou ao menos, se instalando. De fato, não é um dos anos mais otimistas para a economia, mas o que fazer?

Tem horas que os gestores tem vontade de sentar no chão e chorar. Mas, todos sabem que isso não resolve. O que a MIND acredita é que em meio a crise fica ainda mais evidente a necessidade de planejamento estratégico.

Preparamos cinco dicas para você aplicar em 2015. Planejamento estratégico é a melhor ferramenta para vencer períodos de crise.

Planejamento estratégico exige um propósito

O propósito é a razão da empresa existir. Engana-se quem pensa que o propósito da empresa é ganhar dinheiro e ter lucro. Pode até ser a consequência de um trabalho estruturado, mas, não deveria nem de perto ser a razão de existir de uma empresa. Uma empresa com propósito não pensa apenas em seus clientes, mas também em seus funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo.

Planejamento estratégico exige pesquisa

Bem resolvido a razão de existir da empresa. É fundamental o gestor/empresa investir um bom tempo em pesquisa. E em termos de pesquisa há várias formas de se fazer. Tem duas em especial que são fundamentais: desk research e imersão antropológica. A desk research basicamente é avaliar os cenários macro e micro, concorrentes, comportamento do consumidor, tendências e tudo que diz respeito ao seu universo no meio digital. Um caminho interessante é utilizar ferramentas como Evernote, Feedly e lógico o bom e velho Google como primeiros passos. A imersão antropológica, existem empresas especializadas nisso, mas nada melhor do que você deixar o radar ligado e tentar perceber sinais que o seu meio entrega. Como seu consumidor se comporta, o que ele faz, o que pensa e tudo que for perceptível em uma analise corpo a corpo. É o bom e velho, sentir na pele, olhar com mais empatia para o seu meio.

Planejamento estratégico exige ter um momento de ideias

Há uma parábola que fala sobre um lenhador, que se preocupava muito em realizar o seu trabalho, cortar árvores, sem parar, o tempo todo, freneticamente…o seu sentimento era que não poderia parar de fazer o seu trabalho, pois iria perder tempo. Na verdade, ele esqueceu que parar, também era importante, pois para o lenhador é necessário parar para afiar o machado. Em uma neurose por produzir, produzir, produzir muitas vezes as equipes não param para um momento de descompressão. Eles são fundamentais para gerar boas ideias. Com o machado afiado sua equipe será muito mais efetiva.

Planejamento estratégico exige ter amigos

Compartilhar as suas ideias, os caminhos que surgem na fase de ideação é importante. Procure pessoas neutras – que não estejam envolvidas emocionalmente com o processo – e de confiança para apresentar o rascunho das suas ideias. Nessa fase, é interessante mesclar entre especialistas e pessoas comum. Assim, seu feedback será muito mais efetivo.

Planejamento estratégico exige colocar tudo no papel

As quatro primeiras fases concluídas é hora de colocar no papel. Você não precisa ter todas as respostas para colocar no papel os caminhos a serem seguidos. O importante é ter um norte. Saber o seu propósito, onde se deseja chegar, conhecendo as melhores estradas que te levam até lá e seguindo em equipe. Pois sozinho é sempre mais complexo.

Open your Mind!

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