PARQUE DE CARAMBEÍ

Portfolio Categories: Projetos Culturais.

O CASE

Inaugurado em 2001, O Parque Histórico de Carambeí procura preservar e difundir a história dos imigrantes holandeses nos Campos Gerais do Paraná. De lá pra cá, o parque tornou-se um importante agente de desenvolvimento turístico e econômico da região. E tudo isso, graças à rápida evolução em responsabilidade sociocultural. Hoje, o parque conta com uma extensa área de 100 mil metros quadrados, e é uma das maiores instituições museais a céu aberto do Brasil.

Confira o vídeo que apresenta o projeto inicial:

Atualmente, o parque é composto por cinco alas conceituais: a Casa da Memória, a Vila Histórica, o Parque das Águas, o Centro Cultural Amsterdã e o Parque de Exposições. Todos nasceram de uma iniciativa da Associação do Parque Histórico de Carambeí com o apoio da Batavo Cooperativa Agroindustrial e o desenvolvimento de atividades baseadas em um Programa de Patrimônio Cultural.

NOSSA ATUAÇÃO

Com um planejamento estruturado em três anos para viabilizar o projeto, a MIND Estratégias montou um plano diretor e um planejamento de comunicação e valorização de imagem para os parceiros. Além disso, um conjunto de projetos culturais foi aprovado no Ministério da Cultura para a captação de recursos.

Paralelo a isso, um plano de comunicação do projeto foi feito para que o produto cultural tivesse um apelo atrativo, bem como para que empresas investissem nesses produtos culturais e focassem não apenas a valorização de sua marca, mas os resultados sociais e sustentáveis: ferramentas de desenvolvimento para a região.

Nós, da MIND, tornamos o projeto uma estratégia de investimento com manutenção do espaço cultural e o envolvimento das empresas parceiras, criando mais parcerias e trazendo resultados efetivos para as marcas.

RESULTADOS

Como em qualquer empresa produtiva, os resultados do parque foram medidos em números. Isso porque quando fazemos propostas de investimentos em marketing sociocultural aos nossos parceiros, temos o compromisso de mostrar que os resultados gerados são efetivos para a imagem corporativa da empresa e, principalmente, para a sociedade.

Quando empresas investem em recursos incentivados, têm o retorno de imagem garantido, promovem a cultura, geram empregos, fomentam o turismo, e os reflexos podem e são medidos com resultados positivos.

Para uma cidade como Carambeí, com mais de 20 mil habitantes, o projeto traz profundas alterações na maneira como o município é reconhecido: de apenas um centro agropecuário, para um polo cultural e turístico.

Os resultados que o parque gerou até agora registram sua força e garantem sua continuidade, como é possível ver pelos números abaixo:

  • 75 mil visitantes no Parque;
  • 9 mil estudantes atendidos no projeto “Vamos Ler”;
  • 29 mil visitantes no site oficial;
  • 3.7 mil árvores plantadas;
  • 350 empregos gerados direta e indiretamente;
  • 283 mil exemplares do Almanaque Imigrantes produzidos em 19 edições;
  • R$ 2.6 milhões de retorno em mídia, investindo R$ 300 mil;
  • R$ 4 milhões de atração em investimentos na região através do turismo.